Qua, 04 de março de 2020, 18:20

Divisão de Assistência Estudantil - DAELAG
Acompanhe os principais serviços oferecidos pela assistência estudantil do nosso campus
Prancheta 3 c pia 5

A Divisão de Assistência Estudantil – DAELAG é o setor responsável por conceder, por meio de edital de seleção, os auxílios e bolsas disponibilizados pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil - PROEST e do Programa Bolsa Permanência - MEC, bem como pelo acompanhamento da situação socioeconômica, acadêmica e psicológica dos discentes selecionados.

E-mail: dae@academico.ufs.br
Telefone (Ramal): 3632-2075

(De segunda a sexta, das 7h às 19h)

1 - SERVIÇO SOCIAL

Responsáveis pelos acompanhamentos socioeconômicos dos inscritos nos editais lançados pela PROEST para auxílios e bolsas, com foco nas ofertas de vagas que abrangem o Campus de Lagarto.
O Serviço Social é um dos integrantes das Comissões Multidisciplinares de Acompanhamento e Análise Acadêmico-Pedagógica para monitoramento dos beneficiários de auxílios/bolsas do campus.

Os auxílios disponibilizados no Campus Lagarto são:

• Auxílio Moradia
    Concede um apoio financeiro para atender estudantes oriundos de outras cidades ou que residam fora do perímetro urbano onde está localizado o Campus em que está matriculado. Valor: R$ 200,00 mensais. Particitação por edital.

• Auxílio Manutenção Acadêmica
    Consiste em um auxílio financeiro mensal para cobrir parte das despesas com material pedagógico. Valor: R$ 50,00. Particitação por edital.

• Auxílio Transporte
    Tem como objetivo conceder apoio financeiro mensal para auxiliar nas despesas diárias com deslocamento em transporte coletivo entre a residência do estudante e o Campus Universitário ondeestá matriculado. Valor: R$ 50,00. Participação por edital.

• Auxílio Inclusão
    Destina-se ao estudante com deficiência, devidamente comprovado através de laudo médico atualizado, com o objetivo de auxíliar estes estudantes a manterem-se na universidade. Valor: R$400,00. Participação por edital.

• Apoio Inclusão
    Consiste no atendimento personalizado ao estudante com deficiência realizado por bolsistas nas funções de acompanhante, ledor e/ou escritor/transcritor e apoio pedagógico, durante as atividades acadêmicas e extracurriculares previamente combinadas, conforme disponibilidade do discente bolsista para este acompanhamento. Procedimento para inserção: estudantes com deficiência - os estudantes são contactados para entrevista, mas também podem procurar a divisão por conta própria ou encaminhados pelos professores, psicólogas e assistentes sociais; estudantes bolsistas que prestam o apoio e recebem o auxílio financeiro de R$ 400,00. Participação por edital.

• Apoio Pedagógico
    Atualmente o apoio pedagógico possui o formato de plantão pedagógico, no qual os estudantes bolsistas prestam orientações aos estudantes calouros sobre as atividades desenvolvidas no tutorial. Procedimento para inserção: estudantes que desejam recebe o apoio - devem contactar a Divisão de Assistência Estudantil para realização de entrevista e os devidos encaminhamentos. Além disso, os calouros podem ser encaminhados pelos professores, psicólogas e assistentes sociais; estudantes bolsistas que prestam o apoio e recebem o auxílio financeiro de R$ 400,00. Participação por edital.

• Programa Residência Universitária
    O programa de Residência Universitária assegura moradia em ambiente semelhante ao familiar, com até oito pessoas; a residência é diferenciada para homens e mulheres, com condições que contribuem para a permanência na Universidade por meio de concessão de valor (R$ 900) para cobrir despesas com moradia. Os residentes recebem também isenção no Restaurante Universitário (REFLAG) ou Auxílio Alimentação, isenções de taxas acadêmicas e apoio nos aspectos sócio-político-educativo-psicológico no ambiente universitário.

• Auxílio Viagem
    Regido pela Resolução de Nº 16/2017/CONSU, o programa de Auxílio Viagem tem como objetivo oferecer um auxilio financeiro aos estudantes que participam de eventos científicos, fora do estado de Sergipe. Para mais detalhes Clique Aqui!

• Auxílio Creche
    Auxílio destinado aos estudantes que têm filho(s) com idade entre três meses e seis anos incompletos e que detenham sua guarda. A seleção é feita mediante avaliação socioeconômica e o estudante é incluído no programa de acordo com a disponibilidade de vagas e orçamentária. A seleção é realizada pelos assistentes sociais após abertura de processo. Para mais detalhes Clique Aqui!

Programa Bolsa Permanência - PBP
  • Trata-se de um auxílio financeiro, no valor de R$ 900,00, destinado aos estudantes indígenas e quilombolas, de qualquer curso, que comprovem situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para solicitar a inserção no Programa Bolsa Permanência - PBP, o estudante deverá aguardar que o MEC lance o período para as inscrições.
    >>ACESSE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PBP<<

2 - SERVIÇO DE PSICOLOGIA

O objetivo é promover um suporte psicológico preventivo e promoção da saúde mental, contribuindo com a construção de um ambiente acolhedor, dialógico e crítico na Universidade. Os serviços são exclusivos para os discentes da UFS Campus Lagarto.

>>CLIQUE AQUI PARA AGENDAR A SUA AVALIAÇÃO<<

3 - ATENDIMENTOS PEDAGÓGICOS

A Divisão de Assistência Estudantil – DAELAG conta com uma pedagoga e dois técnicos em Assuntos Educacionais. Dentre as atividades desenvolvidas por esses profissionais estão: o encaminhamento dos discentes, principalmente do primeiro ciclo, com dificuldades de aprendizagem nos módulos tutoriais, bem como dos estudantes com deficiência para o apoio pedagógico e apoio inclusão, respectivamente, que são realizados por estudantes bolsistas; o acompanhamento do plano de trabalho dos bolsistas do apoio pedagógico e do apoio inclusão e, o monitoramento acadêmico dos estudantes contemplados com auxílios e bolsas, juntamente com as comissões multidisciplinares.

Atualizado em: Ter, 04 de outubro de 2022, 11:18