Qua, 27 de janeiro de 2021, 15:49

UFS e SPU buscam soluções para antigo prédio da Fapese
O prédio, que abrigava a fundação, está necessitando de obras

A reitora pro tempore da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Liliádia Barreto, recebeu nesta quarta-feira, 27, a visita da superintendente do Patrimônio da União em Sergipe, Jovanka Carvalho. Além de aproximar os dois órgãos, a visita tratou sobre a destinação de um dos prédios da UFS - localizado na rua Lagarto, Centro de Aracaju - e que hoje está desativado por problemas estruturais.

A edificação, que abrigava a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), entidade da UFS, está atualmente necessitando de obras de contenção. “O objetivo do encontro foi negociar e avaliar a viabilidade da reversão ao Patrimônio da União do prédio da antiga Fapese. Nossa conversa foi bastante salutar e produtiva, com vistas a negociar opções com relação a esse patrimônio, que é doado pela União e está sob responsabilidade da UFS para manutenção e reforma do prédio”, salientou a reitora.

De acordo com ela, a conversa com a SPU trouxe outras possibilidades. “As discussões foram bastante produtivas. Além do assunto principal, que foi a destinação do prédio, foi aberto um espaço para que a universidade mostrasse como pode colaborar com a SPU, por meio de projetos de extensão, fortalecendo as áreas de ensino e pesquisa e prestando informações que possam auxiliar e embasar o trabalho da SPU”, resumiu a reitora.

Ela adiantou que a equipe de engenharia da UFS avaliará a possibilidade de manutenção do prédio para, se for o caso, negociar a reversão do patrimônio. “Assim teremos os indicadores de quais encaminhamentos devem ser dados. Já sabemos que a necessidade de manutenção do prédio é urgente, precisamos rever prazos e recursos”, concluiu Liliádia.

Além do assunto principal, que foi a destinação do prédio, foi aberto um espaço para que a universidade mostrasse como pode colaborar com a SPU. (Foto: Ascom/UFS)

Alinhamento

Para a superintendente da SPU em Sergipe, Jovanka Carvalho, o encontro pôde alinhar as atividades e interesses conjuntos da UFS com a SPU no estado e resolver algumas pendências entre essas instituições.

“Nós, da SPU, vamos dar o apoio necessário a essa gestão pro tempore para a resolução dos problemas conjuntos, a fim de melhorar ou incrementar as atividades de estágio, de extensão, fazendo com que o nosso estado enxergue uma gestão mais atuante, no sentido de favorecer a comunidade e melhorar o desenvolvimento de Sergipe”, declarou.

“O prédio precisa de uma contenção, situação já identificada pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros. Tratamos sobre isso nesta reunião e sobre as providências necessárias. Agora, a SPU aguarda o posicionamento formal da UFS para os encaminhamentos necessários, tenho certeza que isso será resolvido com brevidade e sem maiores problemas”, comentou Jovanka.

SPU

A Superintendência do Patrimônio da União tem entre as suas competências a incorporação e regularização do domínio dos bens, sua adequada destinação, além do controle e da fiscalização dos imóveis.

O prédio em discussão hoje tem mais de 40 anos de construído e já serviu como sede da extinta delegacia do MEC em Sergipe. Sua última atividade foi abrigar a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), instituída em 20 de dezembro de 1993. Atualmente, a Fapese funciona dentro da UFS.

Além da reitora pro tempore e da superintendente da SPU em Sergipe, participaram desta reunião o vice-reitor pro tempore da UFS, Pedro Durão, o diretor do Departamento de Projetos e Estrutura Física da UFS, Júlio Santana, e o arquiteto Cleo Maia, da Divisão de Projetos da UFS.

Andreza Azevedo

Gabinete da Reitora