Sex, 28 de fevereiro de 2020, 17:01

Nova Abordagem de Ensino
Veja quais são os cursos oferecidos na UFS - CAMPUSLAG
Prancheta 18

Os novos projetos pedagógicos apresentados são estruturados a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Metodologias Ativas de Ensino.

Em ABP/PBL, diferentemente, o estudante é provocado pela situação/problema ou cenário e inicia suas buscas a partir daquele problema. O papel do professor é auxiliar nessas buscas e nas discussões do grupo tutorial. A preocupação é ensinar a aprender.

Os cursos de graduação nos quais se faz uso de ABP são estruturados preferencialmente em turmas pequenas, com um tutor e número reduzido de alunos. As aulas convencionais, com grandes turmas, são substituídas por sessões tutorais nas quais o conhecimento, habilidades e competências são aprendidos por meio de situações-problema, em ciclos de duração variáveis, habitualmente de uma semana, desenvolvidos com situações reais, situações construídas "simuladas" e em laboratórios de práticas.

Atualizado em: Sex, 28 de fevereiro de 2020, 17:17