Qua, 04 de março de 2020, 16:14

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO - DNUTL
Apresentação do Curso de Nutrição do CAMPUSLAG
Prancheta 22 c pia 4

1.Quais as características do curso?

O curso de Nutrição situado no Campus Professor Antônio Garcia Filho, possui carga horária total de 3.435 (três mil e quatrocentos e trinta e cinco) horas e foi criado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, obedecendo às peculiaridades do Campus de Ciências da Saúde sediado no município de Lagarto (SE). Bem como os demais sete cursos do Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho, o curso utiliza, no seu projeto político pedagógico e na matriz curricular, as metodologias ativas. Estas estratégias metodológicas pressupõem um conjunto de competências a ser adquirido pelo aluno, tais como, senso de colaboração, competência interdisciplinar, trabalho em grupo e organização para o estudo.

O curso de Nutrição prevê que a formação do(a) Nutricionista se dê a partir da reflexão da prática em um ciclo que retorna à mesma, transformando a realidade. Para isso, valoriza não só os aspectos cognitivos para a formação do estudante, mas, também, os atitudinais e psicomotores. Está estruturado para funcionar em tempo integral, turnos matutino e vespertino, divididos em ciclos anuais. O primeiro ano de todos os cursos, inclusive de Nutrição é conhecido como Ciclo Comum ou I Ciclo e constitui-se em uma unidade curricular ofertado pelo Departamento de Educação em Saúde. O ciclo está dividido em 09 módulos desenvolvidos ao longo de um ano letivo e tem foco na prática da atenção primária à saúde, contextualizando conteúdos teóricos que visam sistematizar elementos para a construção de competências, ou seja, busca-se, assim, desde o primeiro momento, inserir os estudantes na prática da saúde coletiva.

O segundo, terceiro e quarto ciclos são específicos da formação do(a) Nutricionista, com foco na atenção primária e secundária à saúde, especialidades ambulatoriais e hospitalares e demais conhecimentos sobre as propriedades, segurança e tecnologia dos alimentos, necessários para a formação de um profissional generalista.

A formação em serviço está distribuída durante o curso, sob a forma de visões teórico-práticas e atividades de tutoria, direcionadas às diversas áreas, em atividades de complexidade crescente, partindo da observação à prática assistida. Terá como eixo de aprendizado, a problematização. Os conteúdos curriculares do curso de Nutrição estão articulados segundo os eixos de conhecimento. A duração mínima e máxima prevista para o curso de Nutrição é de 4 (quatro) e 6 (seis) anos, respectivamente. Adicionalmente, os componentes curriculares obrigatórios contam com atividades de extensão, as quais possibilitam aos alunos extrapolar o conhecimento teórico dentro da comunidade. O Curso de Nutrição conta com uma grade de módulos optativos ofertadas dentro do ano letivo, bem como ofertam os componentes optativos de extensão (135h), os quais fazem parte SEMAC, ACEX e Atividades de extensão, os quais devem ser cursados pelo aluno durantes os anos de graduação.

Dentro os recursos materiais para o funcionamento do curso estão as salas de aula, localizadas no prédio departamental para realização de tutoriais, reuniões e algumas práticas dos módulos. Para as aulas práticas também são utilizados os nossos laboratórios: Clínica Escola de Nutrição (CLINUT), Laboratório de Ciência dos Alimentos (TECNA 1), e Laboratório de Técnica em Alimentos (TECNA 2), localizadas no Centro de Simulações e Práticas (CENSIP), nas salas 79, 80 e 81, respectivamente.

O estágio curricular obrigatório ocorre dentro das três grandes áreas e atuação: Nutrição Clínica, Nutrição Social e Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição. Os três em conjunto, tem 720 horas, atendendo ao mínimo de 21,6% da carga horária total do Curso de Graduação em Nutrição e concentra-se no último ano do curso (Quarto Ciclo). O ano letivo contempla ciclos divididos em Blocos, que serão desenvolvidos de forma integrada e com módulos encadeados.


2. Áreas de atuação?

Os egressos do Curso de nutrição podem atuar nas áreas de Saúde Coletiva, Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, área de indústrias de alimentos, Nutrição em Esporte, Marketing em Alimentação e Nutrição e docência.


3. Locais de trabalho

A depender da área de atuação do profissional nutricionista, o mesmo pode ter os locais de trabalho listados abaixo:

I. Área de Saúde Coletiva:

a) Unidades Básicas de Saúde;

b) Gestão de políticas de segurança alimentar e nutricional;

c) Vigilância em saúde;

II. Área de Alimentação Coletiva:

a) Nutrição em unidade de Alimentação e Nutrição – restaurantes industriais, hospitais, produção de congelados, refeições transportadas;

b) Alimentação Escolar;

c) Alimentação do Trabalhador;

III. Área de Nutrição Clínica:

a) Hospitais, clínicas em geral;

b) Ambulatórios/consultórios;

c) Atendimento domiciliar;

IV. Área de indústrias de alimentos:

a) Desenvolvimento de produtos;

V. Área de Nutrição em Esporte:

a) Clubes esportivos, academias e similares;

VI. Área de Marketing em Alimentação e Nutrição

VII. Área de docência

  1. Ensino, Pesquisa e Extensão.


4. O que faz o profissional?

Em cada área de atuação do nutricionista existe um conjunto de atribuições, que podem ser visualizadas com mais detalhes a partir da leitura do anexo II da Resolução no 600/2018 do Conselho Federal do Nutricionista (CFN).

RESOLUÇÃO Nº 600/2018 - Conselho Federal do Nutricionista (CFN)


5. Demandas atuais e futuras pelo profissional Nutricionista

Na atualidade, a atuação no mercado de trabalho requer intenso aprimoramento dos saberes e competências. O trabalho deve ser pautado no compartilhamento das habilidades dentro de um contexto multiprofissional, em que as práticas, procedimentos e decisões devem ser direcionadas para resolução de uma situação comum, de forma holística, considerando o contexto social e particular do indivíduo.

O nutricionista é um profissional que cuida da saúde e suas práticas e estratégias de trabalho são pautadas na melhoria da qualidade de vida por meio da alimentação. Independente da área de atuação do mesmo, o objetivo principal é proporcionar prazer e bem-estar vindas pelos alimentos ou até mesmo recuperar a qualidade de vida das pessoas, por meio de um novo significado do ato de alimentar-se.

Os profissionais de hoje devem estar atentos às mudanças comportamentais da sociedade, refletindo sobre as práticas de atuação presentes para buscar compreender as mudanças e as adaptações futuras das habilidades dentro de sua atuação, no contexto competitivo e especializado que vem se desenhando atualmente. As diversas novas resoluções do conselho Federal no Nutricionista demonstram a ampliação dos nossos espaços de atuação, bem como adequação aos novos e futuros cenários de atividades

6. Outras informações

O curso de Graduação em Nutrição, Campus Prof. Ant. Garcia Filho tem suas atividades acadêmicas realizadas de segunda-feira a sábado, em turno integral (Matutino e vespertino).

O corpo docente efetivo do Departamento de Nutrição (DNUTL), bem como os projetos de extensão e Iniciação Científica e monitoria desenvolvidos pelos mesmos podem ser visualizado no site:

CORPO DOCENTE DO CURSO DE NUTRIÇÃO
E OUTRAS INFORMAÇÕES


Atualizado em: Qui, 05 de março de 2020, 17:17
Notícias UFS