Qua, 04 de março de 2020, 16:42

DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA - DFAL
Apresentação do Curso de Farmácia do CAMPUSLAG
Prancheta 19

1. Quais as características do curso?

O curso de graduação em Farmácia do Campus de Lagarto possui uma carga horária de 4410 horas, é realizado em turno integral (matutino e vespertino). Esse curso é dividido em 3 grandes eixos: Tutorias, Prática de Ensino Farmacêutico na Comunidade e Habilidades Farmacêuticas. As atividades são desenvolvidas no Campus (no centro de simulações estão localizados os laboratórios: Alimentos, Microbiologia, Farmacologia, Produtos Naturais, Controle de Qualidade, Química, Farmacotécnica e Análises Clínicas), outras atividades são desenvolvidas em cenários como Hospital Regional de Lagarto, UBS, CAPES e asilo.

2. O que faz o profissional?

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia de outubro de 2017. O Farmacêutico é o Profissional da área de saúde, com formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade (DCN, 2017).

3. Áreas de atuação?

A área de atuação do farmacêutico é bastante diversificada. De acordo com a Resolução do CFF nº 572, de 25 de abril de 2013, as especialidades farmacêuticas são agrupadas 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia.

Especificamente no Campus de Lagarto, são desenvolvidos projetos que abrangem muitas áreas da atuação do farmacêutico, dentre eles: análises microbiológicas/toxicológicas/alimentos, projetos voltados na busca de agentes derivados de produtos. Além disso, existem outros projetos voltados para farmacologia clínica e farmácia social. Bem como, projetos voltados para as práticas integrativas e complementares.

4. Locais de trabalho?

É crescente a demanda pelo profissional que consiga atuar em uma equipe multiprofissional de saúde, ou seja, que se relacione com todos os demais profissionais dessa área, objetivando, assim, favorecer o bem estar e qualidade de vida do paciente. Isso é importante pois esse profissional poderá atuar em locais onde se relacionará, direta ou indiretamente, com outros profissionais da saúde, dentre esses locais, destaca-se: Drogarias, Hospitais, Farmácias com manipulação, Laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, Indústrias farmacêuticas e de alimentos, dentre outras.

5. Qual a situação do mercado de trabalho para o profissional?

O mercado de trabalho para farmacêuticos segue em ritmo aquecido. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) da Secretaria do Trabalho, referentes ao primeiro trimestre de 2019, a profissão foi a segunda de nível superior que mais gera novos empregos com carteira assinada no Brasil. Especificamente em Sergipe, as grandes redes de drogarias estão abrindo novas lojas, esse fato certamente, tem contribuído para que as drogarias sejam os primeiros locais de trabalho para os egressos do nosso curso.

6. Outras informações.

O curso de farmácia possui em Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM), esse centro funciona em uma sala na biblioteca desse Campus. Nesse local, toda comunidade acadêmica, ou não, pode tirar dúvidas sobre medicamentos. Além disso, o CIM, responde a perguntas por meio eletrônico aos mais diversos solicitantes.

Também possuímos uma sala de audiovisual, onde são gravados conteúdos, pelos docentes e alunos, que serão lançados nos meios digitais


Atualizado em: Ter, 10 de março de 2020, 09:38
Notícias UFS